Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em Mvezo, no dia 18 de julho de 1918. É advogado e ficou conhecido pela luta antiapartheid na África do Sul. Foi um dos principais ativistas e sabotadores da época do regime do apartheid, além de ser guerrilheiro. Os negros e a população incluída no grupo de não-brancos o consideravam um herói na busca pela liberdade, enquanto os brancos o chamavam de terrorista.
Em agosto de 1962, Nelson Mandela foi sentenciado à 5 anos na prisão por ter viajado ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 1967, escapou de uma sentença de morte para uma prisão perpétua, ao ser condenado por planejar ações armadas, principalmente sabotagens.
Devido à sua incansável luta pelo fim do apartheid, seu nome era e ainda é, automaticamente ligado à oposição de tal regime. "Libertem Nelson Mandela!" se tornou bandeira de todos os grupos que também iam contra o regime. Mandela recusava trocar a liberdade condicional pela recusa em cessar o incentivo a luta armada, e continua preso até 1990, quando a pressão internacional e a campanha do ANC conseguiram
que ele fosse libertado no dia 11 de fevereiro.
Em 1994, Mandela se torna o primeiro presidente sul-africano negro depois de uma eleição muiltirracia, tendo se afastado da política em 1999, quando seu mandato chegou ao fim.
Até os dias de hoje, Mandela é visto como a figura política sul-africana com maior autoridade e respeito pelo povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário